ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, September 04, 2007

21 de Setembro: DIA DA ÁRVORE

Nunca se falou tanto da necessidade de cuidar do meio ambiente e de preservar a natureza, como agora. Há alguns dias vimos o que aconteceu no rio Potengi. A poluição das suas águas causou um grande prejuízo: matou quarenta toneladas de peixes. Muito já se falou do perigo do esgoto de Natal e dos produtos químicos das indústrias que são jogados nas suas águas, sem nenhum tratamento. Mas as providências por parte do governo não chegaram há tempo para evitar o que aconteceu. Agora sim, várias medidas estão sendo anunciadas para, pelo menos, reduzir a poluição do rio.
A necessidade de conter o desmatamento e de se fazer o reflorestamento das áreas devastadas tem sido um dos assuntos mais comentados dos últimos anos, principalmente, em relação à Mata Atlântica e à Floresta Amazônica. Mas, não
precisamos ir muito longe: parte da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, vem se tornando um deserto.
Perto de nós, também, existem situações preocupantes em relação ao meio ambiente, como: a poluição do rio Trairi e o desmatamento do pouco que ainda nos resta da vegetação nativa. Geralmente as árvores são derrubadas sem a preocupação de que outras sejam plantadas. E dessa maneira, a terra vem ficando cada vez mais desço-berta, espécies de plantas e animais vêm desapa-recendo e o nosso clima ficando mais quente.
A natureza já vem dando respostas aos maus tratos sofridos pela ação do homem. E o que será do planeta e das gerações do futuro se hoje, aqui e agora, não cuidarmos bem do meio ambiente?
Muita coisa poderá ser feita em favor da natureza, dependendo da realidade de cada lugar e da situação de cada pessoa. Mas, uma atitude parece ser possível a todas as pessoas: plantar árvores. Não podemos plantar no asfalto nem no meio da rua, mas no nosso quintal, em frente às nossas casas, nos nossos sítios e nas nossas fazendas, nós podemos.
Não é difícil semear uma semente e obter uma planta. Veja a possibilidade de transformar muitas sementes em árvores e pense na contribuição que você estará dando ao nosso planeta. Assuma esse compromisso neste 21 de setembro, Dia da Árvore.
José Alaí de Souza