ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Monday, June 25, 2007

SORRIR FAZ BEM! SORRIA!

O vendedor ambulante bate à porta da casa:
- Minha senhora tenho aqui linhas, agulhas, alfinetes, presilhas, zíperes, grampos, pentes, escovas...
- Não preciso de nada disso já tenho tudo!
- Então, que tal comprar esse livro de orações para agradecer a Deus por não lhe faltar nada!...
<><><><><><><><><><><><><>
Por que o céu é azul? Porque Deus é homem. Se fosse mulher seria rosa.
<><><><><><><><><><><><><>
Cúmulo da força: Dobrar a esquina.
Cúmulo da sorte: Ser atropelado por uma ambulância.
Cúmulo do azar: Ser atropelado por um carro funerário.

UMA RELÍQUIA DA NOSSA HISTÓRIA

Prateleiras, fiteiro e balcão, como no início, em 1940.

Detalhe da prateleira com mercadorias

Eridante, Dona Zefinha, José Alaí e Dona Ana

A mercearia ou bodega de Seo Sebastião, assim era chamado o estabelecimento comercial do Sr. Sebastião Cleodon de Medeiros. Nele tinha de quase tudo para vender, como na feira de Caruaru. Seo Sebastião, além de Natal, ia buscar mercadorias em Guarabira e Campina Grande na PB, Juazeiro no CE e Recife em PE. Era no tempo em que não tinha asfalto por aqui e, os carros baús não chegavam até as portas dos comerciantes carregados de todos os tipos de produtos para vender. O Sr. Sebastião Cleodon nasceu em 26/10/1910, em Bananeiras, na Paraíba. Chegou a Boa Saúde no final de 1939 e se iniciou como comerciante em janeiro de 1940. Foi um dos principais comerciantes de Boa Saúde nas décadas de 1940/50/60. Foi ele quem introduziu a venda de gasolina em Boa Saúde em 1945. Depois do seu falecimento em 20/10/1965, sua esposa, a Sra. Josefa Nunes de Medeiros, Dona Zefinha, mantém a mercearia de portas abertas até hoje. Com o passar dos anos o movimento foi diminuindo, as mercadorias foram se tornando escassas, mas o mais importante é que o ambiente, composto pelas prateleiras, fiteiro, balcão, balança e outros elementos, inclusive a quartinha, continua como antes. Tudo está no mesmo lugar e permanece intacto. Dona Zefinha, com muita sabedoria, zelo e dedicação, soube guardar e preservar uma das poucas relíquias históricas da nossa cidade. Um bonito exemplo a ser seguido por outras pessoas e pelo poder público do nosso município.
Texto e fotos de José Alaí de Souza

ARTESANATO DE BOA SAÚDE




Blusas com apliques em fuxico, panos de prato decorados com bico em crochê, bonecas dormi-nhocas em lã, bijuterias diversas, pintura em tecido (conjuntos para cozinha), cerâmica decorada, col-chas de cama, almofadas e bolsas em fuxico, fontes decorativas, chaveiros e lápis (lembranças de N. S. da Saúde) e outros artigos produzidos pela Associação dos Artesãos de Boa Saúde, além da multimistura, um complemento alimentar produzido por um grupo de mulheres sob a orientação do Conselho Comunitário de Boa Saúde estão à venda no BOX 13 do Centro Comercial, cedido pela Prefeitura Municipal de Boa Saúde. A Associação dos Artesãos aceita encomendas de acordo com o gosto de cada pessoa. Confecciona, também, lancheiras para aniversários, lembranças e decorações para casamentos e outros eventos. Vá conhecer e prestigiar o trabalho dos nossos artesãos. O artesanato se constitui uma excelente fonte de renda e, além de ajudar a melhorar as condições de vida das pessoas, contribui para divulgar e promover a comunidade onde é produzido e comercializado.

CÂNCER DE PRÓSTATA

Principais riscos do câncer de Próstata?
A idade e a história familiar. A grande maioria dos casos ocorre em homens com idade superior aos 50 anos de idade e naqueles em que na família, o pai ou irmão teve a doença antes dos 60 anos de vida. Outras causas, como a alimentação, ainda estão sendo estudadas.

Como evitar o câncer de próstata?
Ainda não são conhecidas formas específicas de prevenção do câncer de próstata, entretanto, sabe-se que hábitos saudáveis de vida são capazes de evitar certas doenças, entre elas o câncer. Assim, é importante adotar algumas medidas:
-Fazer no mínimo 30 minutos de atividade física (praticar algum esporte ou caminhada); ter uma alimentação rica em fibras, frutas e vegetais; reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal; manter o peso na medida certa; evitar ou diminuir o consumo de álcool e, não fumar.

Quais os sintomas do câncer de próstata?
Os principais sintomas são:
-Presença de sangue na urina; necessidade freqüente de urinar, principalmente à noite; dificuldade de começar a urinar; perda da força e do calibre do jato urinário; dor ao urinar; retenção de urina; dores na coluna, fêmur e bacia; perda de peso. É importante lembrar que, em alguns casos, o câncer de próstata é totalmente silencioso.

Como evitar o câncer de próstata?
Indo ao Urologista, médico que cuida da prevenção e doenças do aparelho gênito-urinário masculino e urinário feminino. A consulta ao urologista deve ser feita a partir dos 45 anos de idade, pois assim ele terá como identificar a doença logo no seu início, podendo cuidar da cura através de tratamento adequado.
Veja mais sobre o assunto, nos endereços:
www.inca.gov.br
www.saudevidaonline.com.br/prostata

Sunday, June 03, 2007

JORNAL DA CIDADANIA - Ano 03 - Nº 45 - Boa Saúde/RN - Junho/2007

O Jornal da CIDADANIA está mais uma vez disponível na internet e circulando na forma impressa.
O maior destaque, como não poderia deixar de ser, é o meio ambiente, uma vez que no dia 05 de junho comemoramos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Chamamos a atenção para as agressões do homem à natureza e para a responsabilidade da população e do poder público pela sua preservação e necessidade de melhor qualidade de vida.
Um outro assunto que mereceu atenção foi o FUNDEB, monstrando as principais mudanças em relação aos recursos destinados à educação e sobre a necessidade de criação do Conselho Municipal do FUNDEB para acompanhar e fiscalizar a aplicação desses recursos.
A canonização de Frei Galvão, as tradições de Maio (Coroação de Nossa Senhora), os Festejos Juninos, a comemoração do Dia das Mães pelo Conselho Conunitário e o 2º Congresso de Jovens Evangélicos realizado em Corrégo de São Mateus são outros assuntos que também mereceram destaque. Uma boa leitura. Sugestões e comentários serão muito bem vindos. Pela Equipe. José Alaí

MEIO AMBIENTE: Algumas agressões ao meio ambiene em Boa Saúde


Lixão a céu aberto


Esgoto não tratado jogado no rio


Pouca arborização e poda drástica das árvores

Todos esses problemas têm soluções adequadas, desde que a população e o poder público passem a preocupar-se mais com a cidade e queiram cuidar melhor do meio ambiente para termos uma melhor qualidade de vida.
Os principais responsáveis pelas soluções são o Poder Lagislativo (a Câmara de Vereadores) que deve fazer as leis de proteção ao meio ambiente e fiscalizar a sua aplicação e, o Poder Executivo (a Prefeitura Municipal) responsável pela aplicação das leis e pela execução das políticas públicas, construção e manutenção da infra-estrutura de saneamento, limpeza urbana e outros aspectos relacionados ao meio ambiente.
À população cabe não só mostrar os problemas e cobrar soluções, mas contribuir para que o meio ambiente seja preservado. Todos nós, governo e povo somos responsáveis pela melhoria da nossa qualidade de vida em nossa cidade e em nosso município.
Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade social. Depende de todos nós o futuro no nosso planeta.

MEIO AMBIENTE - Um pedaço de chão muito bem cuidado

Faz gosto ver. Enquanto muitas pessoas não cuidam bem da natureza ou não aproveitam de forma correta o pedaço de chão que têm, Mário Dugério e Crizeuda, residentes em Boa Saúde, nos dão um bom exemplo. A casa deles é rodeada de plantas por todos os lados. Na frente estão as roseiras e outros tipos de flores e plantas ornamentais. Nas laterais e nos fundos do terreno estão vários tipos de plantas frutíferas, inclusive pés de maçã; diversas ervas medicinais, dentre estas a camomila, além de uma plantação de macaxeira, batata doce e de feijão e, ainda, uma horta com diversos tipos de verduras.
Mário assiste com freqüência o Globo Rural e uma das coisas que aprendeu e pratica é o aproveitamento dos restos de plantas para transformar em adubo.
Mário e Crizeuda cuidam de tudo com muito zelo e dedicação. Estão aposentados, mas nem por isso ficam de braços cruzados, esperando o tem-po passar. Aproveitam bem os seus dias plantando e colhendo parte dos alimentos que consomem. O casal está participando de um grupo que vem sendo orientado pelo Conselho Comu-tário de Boa Saúde, com vistas ao cultivo de plantas medicinais e seu aproveitamento na produção de medi-camentos. Como uma das atividades desse grupo Mário e Crizeuda estão produzindo mudas de plantas frutíferas e de reflorestamento para distribuir com os vizinhos. Isto está sendo feito com a consciência de que devemos cuidar bem da natureza, fazendo a nossa parte, mesmo que seja uma pequena ação.


Crizeuda colhendo camomila


Mário cuidando das plantas


Mudas de plantas para distribuir na vizinhança

MEIO AMBIENTE - Amazônia e Aquecimento Global

Autor: José Alaí de Souza
Artigo publicado no jornal “A Ordem” da Arquidiocese de Natal/RN

A natureza é muito generosa! Dela recebemos tudo: a terra que pisamos...; a água que bebemos...; o ar que respiramos... Estes três elementos são fundamentais para a nossa existência, sem os quais não existiria o homem, nem outros tipos de vida na terra.
O homem, com a inteligência que Deus lhe deu e a necessidade de sobreviver, começou colhendo os frutos das árvores e caçando os animais para se alimentar. Mas logo descobriu que podia plantar, criar, construir seu abrigo... O tempo foi passando e o homem foi cada vez mais inventando e fazendo coisas novas. Deu no que deu. Esse mundo que temos hoje, com tanta tecnologia, tantos avanços da ciência, mas com muita gente passando fome, além de outras necessidades e só uma minoria tirando proveito da terra, da água e do ar, participando do “progresso”, sem se preocupar com a conservação da natureza e as desigualdades sociais.
A destruição das matas, a extinção dos animais, os maus tratos com a terra, a poluição das águas e do ar vêm comprometendo o futuro do homem e do planeta. A natureza está sentindo os efeitos da destruição e começa a reagir. Em contato com o meio ambiente nós sentimos e a televisão vem mostrando a resposta. É preciso que esses fenômenos sejam entendidos como um grito de socorro da natureza. O aquecimento global é, provavelmente hoje, a maior ameaça à vida na terra. O nosso clima está sofrendo uma rápida transformação. O século XX foi o mais quente do milênio. A temperatura da terra pode aumentar quatro graus neste século, segundo estudo recente da ONU - Organização das Nações Unidas, que prevê conseqüências desastrosas se a emissão de gases do efeito estufa continuar nas mesmas proporções ou aumentar.
As principais conseqüências previstas com o aquecimento global são: mais tempestades, secas, ondas de calor, alterações de diferentes regiões da terra pelo derretimento das massas de gelo e elevação do nível do mar.
A Campanha da Fraternidade/2007 cujo tema é “Fraternidade e Amazônia”, tem como lema “Vida e missão nesse chão”. É motivo de preocupação a ocupação das terras da Amazônia, muitas vezes de forma predatória, sem respeitar o homem nativo e preservar o meio ambiente com tudo que nele existe, por conta do egoísmo e da ganância na exploração das suas riquezas. A devastação da Amazônia e, as conseqüências do efeito estufa causado pela extensão dos desmatamentos e quei-madas, configura-se como uma grande ameaça para toda a humanidade.
A Campanha da Fraternidade/2007 chama a atenção dos cristãos, do povo brasileiro e dos governantes para a realidade da Amazônia com as questões relacionadas à ocupação da terra e à exploração das suas riquezas, principalmente a extração ilegal de madeira. É sabido que a maior parte da madeira proveniente da Amazônia tem origem ilegal e outro grande problema é a falta de regularização fundiária gerando muitos conflitos e violência, resultando em assassinatos de trabalhadores e lideranças. As políticas públicas precisam garantir a segurança na Amazônia, evitar o desmatamento ilegal de milhares de hectares da floresta e garantir o desenvolvimento da região de forma sustentável proporcionando condições de vida digna para todos os habitantes da região.

EDUCAÇÃO: O FUNDEB destina reursos para o ensino infantil, fundamental e médio, educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante

O governo federal extinguiu o FUNDEF que destinava recursos apenas para o ensino fundamental e, criou o FUNDEB que é mais abrangente, destinando recursos para a Educação, nos estados e municípios, contem-plando o ensino infantil, o ensino fundamental, o ensino médio, a educação de jovens e adultos e, ainda, o ensino profissionalizante.
A sigla FUNDEB significa: Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valori-zação dos Profissionais da Educação. O referido fundo tem como finalidade aumentar os recursos aplicados pela União, estados e municípios na educação básica pública e melhorar a formação e o salário dos profissio-nais da educação. A partir de agora, os municípios passarão a destinar 25% da sua receita proveniente de transferências do governo federal para a educação possibilitan-do melhorar a situação dos professores. Antes o percentual era de 15%.
Os recursos do FUNDEB, inclusive os re-passados aos municípios pelo governo federal serão utilizados no exercício financeiro em que forem creditados. O que significa dizer que os municípios não podem deixar saldo dos recursos do FUNDEB de um ano para outro. Com o FUNDEF já era assim. Daí porque alguns municípios pagam um 14º e até um 15º salário aos professores municipais.
O acompanhamento e o controle da socie-dade sobre a distribuição, a transferência e a aplicação dos recursos do FUNDEB nos municípios serão exercidos pelos Conselhos Municipais que deverão ser criados especifica-mente, com essa finalidade.
Segundo a orientação do Governo Federal o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB deverá ser criado por Lei Municipal, e conforme o estabelecido no inciso IV do § 1º do art, 24 da MP nº 339, de 28/12/2006, com a seguinte composição:
- 01 representante da Secretaria Municipal da Educação, indicado pelo poder executivo municipal; 01 representante dos professores da educação básica pública municipal; 01 representante dos diretores das escolas públicas municipais; 01 representante dos servidores técnico-administrativos das escolas públicas municipais; 02 representantes de pais de alunos da educação básica municipal; 02 representantes dos estudantes da educação básica pública municipal; 01 representante do Conselho Municipal de Educação (caso exista no muicípio); 01 representante do Conselho Tutelar ( caso exista no município). Outros segmentos podem fazer parte do Conselho Municipal do FUNDEB, desde que definido na legislação municipal e que seja observada a paridade na distribuição das representações. A cada membro titular corresponde um suplente. Observem que apenas o represen-tante da Secretaria Municipal de Educação é indicado pelo Prefeito. Os demais conselheiros e suplentes devem ser escolhidos por cada segmento. Assim: os professores se reúnem e escolhem o seu representante, bem como os diretores, os servidores, os pais e demais segmentos que compõem o Conselho. Quem tiver acesso a Internet poderá obter mais infor-mações sobre o FUNDEB. É só pesquisar.

COISAS DO BRASIL

Um ministro português recebeu em Lisboa, um ministro brasileiro. Simpático, o português convidou o brasileiro a ir a sua residência. O ministro brasileiro foi e ficou espantaso com a bela vivenda. Em um bairro chiquérrimo e com piscina. Com a informalidade, o brasileiro pôs-se a fazer perguntas.
- Com um ordenado que não chega a mil contos limpos, como é que o meu amigo conseguiu tudo isto? Não me diga que era rico antes de ir para o Governo?
O ministro português sorriu, disse que não, antes não era rico. E com jeito de quem quer dar explicações, convidou o outro a ir até a janela.
- Estas a ver aquela auto-estrada?
- Sim respondeuo braslieiro.
- Pois ela foi feita por 100 milhões. Mas, na verdade, só custou 90... disse o português, piscando o olho.
Semanas depois, o ministro português veio ao Brasil. O brasileiro quis retribuir a simpatia e convidou-o a visitar sua casa. Era um palácio, com varandas para o por-do-sol, jardins japoneses e piscina em cascata.
O português nem queria acreditar, gaguejou perguntas sobre como era possível um homem público ter uma mansão daquelas.
O brasileiro levou-o à janela.
- Estás vendo aquela auto-estrada?
- Não!

FREI GALVÃO: Primeiro Santo Brasileiro


No dia 11/05/2007 Frei Galvão foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em missa solene no Campo de Marte, em São Paulo, tornando-se o primeiro santo brasileiro. Ele nasceu em Guaratinguetá/SP, em 1737, filho de pais ricos. Seu pai era capitão-mor de São Paulo e sua mãe era filha de fazendeiros. Quando jovem, ele queria se tornar jesuíta, mas seu pai o aconselhou a entrar na ordem dos franciscanos, por causa da perseguição aos jesuítas pelo Marquês de Pombal.
Ele foi para o convento dos franciscanos, no Rio de Janeiro, aos 21 anos de idade. Depois foi para o convento dos franciscanos em São Paulo. Sua consagração como frade franciscano foi no dia 09/11/1766. Dedicou a sua vida à fé, praticando a caridade, evangelizando e trabalhando pelos po-bres e doentes. Foi construtor de igrejas, como arquiteto e mestre-de-obra durante 14 anos.
Frei Galvão criou as pílulas de oração, que até hoje são produzidas e procuradas como as pílulas de Frei Galvão. Ele escrevia uma oração em um pedaço de papel, enrolava e dava aos doentes.
Frei Galvão faleceu em 1822 e foi sepultado na Igreja do Recolhimento da Luz, em São Paulo. Foi proclamado beato pelo Papa João Paulo II em 25/10/1998, depois que o Vaticano reconheceu sei primeiro milagre: a cura de uma menina de 4 anos, com insuficiência hepática e renal aguda, após 13 dias na UTI, tomar as pílulas de Frei Galvão e ficar curada.
O segundo milagre de Frei Galvão, reconhecido pelo Vaticano e o suficiente para o tornar santo, ocorreu em 1999: uma mulher tomou as pílulas de Frei Galvão durante a gravidez de alto risco, teve um parto complicado, mas sobreviveu juntamente com o filho, nascido com problemas respiratórios graves.

CÓRREGO DE SÃO MATEUS: 2º Congresso de Jovens da Assembléia de Deus

No período de 07 a 09/06/2007 cerca de 200 jovens vão se reunir em Córrego de São Mateus para refletirem sobre o tema: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Estão sendo esperadas caravanas dos municípios de Monte Alegre, Lagoa Salgada,Brejinho, Vera Cruz, Serrinha, Boa Saúde, Santo Antônio, São José de Mipibu, Bom Jesus, Georgino Avelino, Natal (Bairro das Quintas) e Parnamirim (Comunidade de Pium).
A abertura do evento será na quinta feira (07/06), tendo como pregador o Pastor José Ribamar, capelão da Polícia Militar do RN. Na sexta feira, durante o dia, as atividades do congresso constarão de louvor e testemunhos, sob a coordenação do Pastor José Lenilson. A noite será realizado um culto, tendo como pregador o Pastor Salim Pinheiro, de Fortaleza/CE. No Sábado, durante o dia serão realizados estudos bíblicos coordenados pelo Pastor Elinaldo Renovato de Lima, de Parna-mirim e, o encerramento à noite terá nova-mente como pregador o Pastor Salim Pinheiro, de Fortaleza.
Na coordenação do congresso estão: Pastor José Lenilson, Danilo Pereira, Juciê Gomes, Jean Carlos e outros(as) colabora-dores(as) nas várias equipes de organização do evento.

CURSO SOBRE TURISMO NA AGRICULTURA FAMILIAR

No período de 15 a 17/05/2005 o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Turismo realizaram em Natal um curso sobre turismo na agricultura familiar, com participantes dos estados da Bahia, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Piauí, Tocantins e Rio Grande do Norte. José Alaí, presidente do Conselho Municipal do FUMAC de Boa Saúde, participou do referido curso como convidado do Instituto Méthodos, instituição prestadora de assistência de técnica às atividades do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na Região do Trairi, em nosso Estado. A programação do curso constou de teoria e prática sobre elaboração de projetos, convênios e prestação de contas de recursos públicos federais para os estados e municípios, tendo como enfoque o turismo rural na agricultura familiar

FESTEJOS JUNINOS: Uma tradição que movimenta a economia de muitas cidades

Festejar Santo Antônio, São João e São Pedro é uma tradição que faz parte da nossa cultura, princi-palmente no meio rural onde não podem faltar as fogueiras, as comidas de milho e as músicas da época. Já nas cidades, os arraiás e as quadrilhas com a participação da juventude atraem um grande número de pessoas mantendo vivas as nossas tradições. Nos últimos anos, com o apoio da mídia, surgiram os festivais intermunicipais de quadrilhas, promovidos com o incentivo e patrocínio das prefeituras, tornando-se atrações turísticas e movimentando a economia de muitas cidades. O município de Boa Saúde precisa despertar para essa realidade e para a necessidade de apoiar as quadrilhas organizadas pela comunidade que não têm contado com o incentivo do poder público.

TRADIÇÃO DE MAIO: Coroação de Nossa Senhora




No dia 31/05/2007, as celebrações do mês de maio foram encerradas em nossa cidade com a Coroação de Nossa Senhora. Como parte das tradições que herdamos de Portugal, crianças vestidas de anjo, no último dia do mês de maio, realizam a Coroação de Nossa Senhora. Segundo a Sra. Josefa Nunes de Medeiros, conhecida como Dona Zefinha, a coroação de Nossa Senhora, encerrando o mês de maio é uma tradição, em Boa Saúde, que começou na década de 1930. A Coroa-
ção de Nossa Senhora, este ano contou com a participação do coral “O Canto do Rouxinol” que cantou “Maria de Nazaré” em homenagem a Nossa Senhora e, “Vamos Construir”, música que convida as pessoas para serem mais solidárias e construírem um mundo melhor a partir da prática de boas ações

CONSELHO COMUNITÁRIO COMEMOROU O DIA DAS MÃES


Coral “O Canto do Rouxinol”
No dia 12 de maio, o Conselho Comunitário de Boa Saúde homenageou as mães que participam do trabalho social realizado pelo Conselho. Estavam presentes as mães das crianças do coral “O Canto do Rouxinol”, as mães que participam do curso de alfabetização, do grupo de produção de alimentos alternativos, da oficina de plantas medicinais, da Associação dos Artesãos, do grupo de idosos e da Pastoral da Criança. Muitas mães da comunidade que ainda não participam das atividades do Conselho Comunitário também participaram da festa.
A principal atração foi a apresentação das crianças do coral “O Canto do Rouxinol” que fez a sua estréia cantando em homenagem às mães.O coral foi idealizado e está sob a coordenação da Assistente Social Eridante (Eri) e conta com a colaboração das professoras Sônia e Joelma. Ele é composto por 30 crianças residentes na cidade e na zona rural do município de Boa Saúde, com idades entre 7 e 14 anos. A roupa do coral foi confeccionada nos tons da cor do Rouxinol, um pássaro pequenino, mas muito cantador e afinado. Cada criança foi adotada por um padrinho ou madrinha que assumiu as despesas com a compra do tecido e a confecção da roupa.
Além da apresentação do coral, as mães foram saudadas por José Alaí e Eri, receberam rosas contendo chocolate e, em seguida, várias homenagens pelas professoras Sônia e Joelma e pelas crianças, nas formas de versos e frases. Constou, ainda, da programação o sorteio de brindes, a distribuiçao de pipocas para as crianças, o “parabéns pra você” para as mães, distribuição de bolo e refrigerantes.
O Conselho Comunitário agradece ao Sr. José Ribeiro que cedeu o clube, a Manoel Matias que cedeu o som, a Neide que confeccionou as roupas, a equipe de organização, a Marquinho do Restaurante Central e a todas as pessoas que colaboraram na realização do evento.