ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Friday, December 19, 2008

Jornal da CIDADANIA

Ano 05 - Número 58
Boa Saúde/RN - Dezembro de 2008

Com este número do Jornal da CIDADANIA desejamos a todos e todas um Natal com muita paz, saúde e prosperidade! Que as bençãos do Deus Menino nos ilumine no ano de 2009 e, nos leve a sermos mais solidários na família, na vizinhança e na comunidade. Que o respeito ao ser humano e a preservação do meio ambiente nos leve a viver dias melhores e tenhamos uma sociedade mais justa.
Com esta edição queremos, também, continuar dando a nossa contribuição para a melhoria do nível de consciência política da população e uma maior participação dos cidadãos na vida da comunidade .


Equipe Responsável: José Alaí de Souza, Eridante Paiva de Souza e Maria de Deus S. Araújo.

ADMINISTRAR PARA TODOS.

As eleições ocorreram num clima de muita barulheira dos carros de som, diante da pressão dos chefes políticos, diante das promessas dos candidatos, das inverdades, dos acordos, do uso do poder econômico, etc, etc.
O que interessa e é mais importante agora para a população é que cesse o clima de rivalidade entre os grupos concorrentes. O verde agora é de todos! O vermelho, também, é de todos! Essas cores não têm mais exclusividade.
Da prefeita eleita espera-se que, nos próximos quatro anos, nenhum funcionário e nenhum boasaudense sofra qualquer tipo de represália porque exerceu livremente o direito de votar. O voto é um ato de cidadania. Todo cidadão ou cidadã é livre para votar em quem quiser! De acordo com a sua vontade!
É desejo de todos que a prefeita administre para todos. Para os que votaram nela e para os que votaram na oposição, pois em se tratando dos serviços públicos municipais e das ações dos programas sociais das administrações federal e estadual o atendimento não pode discriminar ninguém.
A Prefeitura tem a obrigação de atender bem a todas as pessoas. O corte de terra e a semente para plantar é um direito de todos os agricultores que precisam. A casa do programa do governo é um direito de todos que não têm onde morar. E, tudo mais que vem do governo, seja federal, estadual ou municipal é um direito de todos. Nós pagamos o salário dos administradores públicos e os serviços públicos na hora que pagamos os impostos. Mesmo que seja comprando uma caixa de fósforo.

José Alaí de Souza

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Boa Saúde neste dia 11/12/2008 comemora 55 anos de emancipação política. É motivo de festa para a população, mas é sobretudo um momento de reflexão sobre o futuro que nós estamos construindo.
Emancipar-se significa tornar-se independente. Tornar-se livre. Livrar-se. Foi isto que aconteceu com o distrito de Boa Saúde quando foi criado o município, tornando-se independente de São José de Mipibu. Boa Saúde, então, passou a ter vida própria, podendo eleger os seus governantes e legisladores; fazendo as suas leis; tendo os seus próprios recursos financeiros para atender as necessidades da população. Em outras palavras, Boa Saúde passou a comandar o seu próprio destino. Destino que depende da participação consciente dos seus habitantes na vida da comunidade e na administração municipal.
Acabamos de vivenciar um dos principais momentos de participação popular na vida do município através do voto. E, aqui cabe algumas interrogações. É o voto livre e consciente que vem decidindo as eleições em Boa Saúde? A maioria dos eleitores já se emancipou? Já tomou consciência de que o voto é a maior arma da democracia? Vale a pena refletir sobre essas questões.

FELIZ NATAL! FELIX 2009 !



Estamos nos aproximando da Noite de Natal. Desejos de FELIZ NATAL são expressos nas mais diversas formas. Desde os tradicionais cartões de Natal até as mensagens enviadas através da mídia e da internet. São muitos os apelos comerciais. Nos preocupamos com a decoração das nossas casas, com a roupa nova, com os presentes, com a ceia, com a missa da meia noite e com tudo mais que a data sugere. Mas, o mais importante de tudo é o convite à solidariedade e ao amor para com o próximo que a data nos lembra a por em prática todos os dias do ANO NOVO e da nossa vida.
Sejamos solidários na família, na vizinhança e na comunidade! Na vida as coisas, nem sempre, andam bem. Mas é importante não parar. Um pequeno avanço na direção certa já é um progresso. Se você não consegue fazer uma coisa grandiosa faça o que está ao seu alcance. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

PARABENS, JESUS


Eri Paiva
Jesus, como nós, os aqui viventes,
Tens um dia em nosso calendário;
Tal como todos os anos acontece,
Vamos festejar o teu aniversário.

Em torno de ti, os nossos corações
Em noite feliz, como aquela de Belém
Quer render louvores, homenagens,
E cantar para ti os nossos parabens.

Parabens, Jesus porque aqui vieste
Nivelar-te,vivendo as nossas vidas;
Parabens pelas lições que ensinastes
E por assumir nossas dores e feridas.

Parabens pelos testemunhos dados,
Por teus exemplos de coragem e fé;
Parabens pelo amor aos fragilizados
Pobres, crianças e à adúltera mulher.

Parabens, pelos teus nobres talentos
Postos a serviço de todos os irmãos;!
Parabens ao mostrar que sem caridade
Não é possivel a ninguém a salvação;

Parabens, Jesus nesta data tão querida!
Que teu coração tão pleno de felicidade
Possa nos atrair um dia a parabenizar-te
No banquete feliz da eternidade!!!

Em 10.12.2008

Educação Política: JÁ É TEMPO DE MUDAR O VERBO

Em se tratando de serviço público e das ações dos programas sociais das administrações federal, estadual e municipal, está na hora de mudarmos o verbo pedir pelo verbo exigir.
Todos nós pagamos impostos. Basta comprar uma caixa de fósforo. Todos nós somos contribuintes. Portanto não somos pedintes do presidente, do governador, nem do prefeito. E, antes de sermos contribuintes; somos cidadãos. Pessoas com deveres e direitos. Por isso, é urgente que deixemos de pedir, para exigir.
Muita coisa vai mudar na administração pública, principalmente nos municípios, quando as pessoas deixarem de pedir o que por lei é um direito e passarem a exigir. Uma coisa é bem diferente da outra. O poder público não nos faz nenhum favor.
A gente pede o que não é nosso, é de alguém. E, quando a gente pede, dependendo da situação, sofre humilhação fica sujeito ou devendo favor.
Com o serviço público e os benefícios dos programas sociais, é diferente. Ao invés de pedir, a gente deve exigir. Exigir porque é um direito nosso como cidadãos e como contribuintes e, a administração pública, no caso do município, a Prefeitura tem a obrigação de atender. É por isso que o agricultor não fica devendo nenhum favor pelo corte de terra e quando recebe a semente para plantar. É por isso que a família que recebe uma casa ou material para a reforma da sua moradia não fica devendo favor. É por isto que quando a pessoa faz uma consulta médica, um exame, uma cirurgia, remédio e demais serviços na área da saúde não fica devendo favor. Tudo que vem do governo, seja federal, estadual ou municipal nós pagamos adiantado, na hora que pagamos os impostos. Quem está no poder é apenas um administrador do dinheiro público, pago por nós para servir bem a população
Por todas essas razões: está na hora de trocarmos o verbo pedir pelo verbo exigir
.
José Alaí de Souza

PREVINA-SE CONTRA A DENGUE

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os "criadouros" (lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito). Portanto, não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente. Pneus velhos são um dos lugares preferidos do mosquito. Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas. Substitua a água dos vasos por areia grossa umedecida. Esvazie as garrafas e coloque-as de cabeça para baixo. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados.
Dicas- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue; - Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos; - Limpe calhas e lajes das casas; - Lave bebedouros de aves e animais com escova ou bucha e troque a água pelo menos uma vez por semana; - Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado; - Fure latas e pneus; - Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.
Fonte: Faculdade de Saúde Pública da USP

Eleições 2008: AS PROMESSAS VÃO SER CUMPRIDAS?

Foram muitas as promessas dos candidatos a vereador. Todos prometeram lutar e trabalhar pelo esporte, pela saúde, pela educação, por mais segurança, por mais trabalho, pela casa própria, etc, etc. Ninguém, graças a Deus, prometeu mudar de lado buscando benefícios próprios para si e para sua família. Ninguém, graças a Deus, prometeu não exercer as suas funções de fazer e aprovar as leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Ninguém, graças a Deus, prometeu ser subserviente ao poder executivo.
Se as promessas de campanha forem cumpridas, a Câmara de Vereadores de Boa Saúde, a partir de janeiro de 2009 vai ter outra cara. Os vereadores vão ter que dedicar muito mais tempo ao exercício das suas funções. Não será numa única reunião semanal que serão encontradas as soluções para os problemas da população. O vereador que quiser cumprir com os seus compromissos terá que viver em contato com as comunidades, apresentar propostas e encaminhar soluções para os problemas da população.
Antes de tudo, é de fundamental importância o conhecimento da nossa realidade. Além dos problemas, é preciso conhecer as nossas potencialidades e as nossas possibilidades de desenvolvimento. Antes de tudo é preciso pensar no bem comum e colocar-se a serviço da comunidade apresentando bons projetos e fiscalizando a aplicação dos recursos públicos.
O vereador tem a obrigação de contribuir para que a população seja bem atendida pelos serviços municipais e programas sociais. Na área da saúde, por exemplo. Não é apenas o bom atendimento do hospital que vai melhorar a saúde da população. Um conjunto de fatores contribui para uma melhor qualidade de vida, como a existência de saneamento básico, água de boa qualidade nas comunidades, a prática de esportes, a qualidade da educação, uma merenda escolar com produtos da região, etc.
É preciso que o vereador conheça os proble-mas do município e estude as soluções para resolvê-los e melhorar a vida da população. O assessoramento ao poder executivo, uma das funções da Câmara Municipal de Vereadores depende muito da sua capacidade de apresen-tar bons projetos e do acompanhamento dos serviços públicos.
José Alaí de Souza

FUNÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara Municipal de Vereadores é o órgão onde são discutidos e votados os projetos de lei, as normas em geral do interesse do município. É o local onde são debatidos todos os assuntos de interesse coletivo. A Câmara Municipal tem as seguintes funções: a Legislativa, a Administrativa, a de Fiscalização, a Julgadora e a de Assessoramento.
A Função Legislativa é a mais importante. Por esta função a Câmara legisla para a municipalidade, elaborando e aprovando as leis que regem a vida dos habitantes do município.
A Função Administrativa é aquela pela qual a Câmara elege sua Mesa Diretora, organiza os seus serviços internos, cria seu regimento, cria os cargos e organiza o seu pessoal. Dentro da função administrativa encontram-se os serviços auxiliares, com a secretaria, as assessorias legislativas e técnicas e a Contabilidade.
Pela Função de Fiscalização, cabe aos Vereadores, por seu Plenário, diante da relevância desta função, fiscalizar a correta atuação do Prefeito. O controle da execução orçamentária é missão da Câmara, sendo exercida através de pedidos de informações ao Prefeito.
Através da Função Julgadora a Câmara, quando reunida, funciona como um verdadeiro tribunal ao julgar, por exemplo, pareceres prévios emitidos pelo Tribunal de Contas. Através desta função a Câmara de Vereadores tem poderes quase ilimitados, podendo cassar vereador e prefeito por infração política-administrativa.
A Função de Assessoramento permite à Câmara assessorar o Prefeito na tarefa de administrar o Município. É exercida através de requerimentos, moções, pedidos de informações e indicações onde os vereadores devem contribuir com a Administração de seu Município.

Sunday, December 07, 2008