ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Tuesday, June 23, 2009

JORNAL DA CIDADANIA - Versão Online
Pelo exercício da Cidadania! Pela participação e ética na Política!
Ano 05 - Número 63 - Boa Saúde/RN – Junho de 2009

Equipe Responsável:
José Alaí de Souza
Eridante Paiva de Souza
Maria de Deus S. de Araújo

www.ojornaldacidadania.blogspot.com

357 POLITICOS ELEITOS EM 2008 JÁ FORAM CASSADOS

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral divulgou que 357 políticos eleitos em 2008 já perderam os mandatos por compra de votos. Desde as eleições de outubro/2008, foram cassados 119 vereadores e 238 prefeitos e vice-prefeitos.Esse número deve aumentar nos próximos meses, pois a Justiça Eleitoral já condenou um total de 207 vereadores e 460 prefeitos e vice-prefeitos. Uma parte deles, porém, continua no cargo, pois ainda cabem recursos contra as decisões.
Na Corregedoria-Geral do TSE ainda existem 4 mil processos relacionados à corrupção eleitoral, pendentes de conclu-são, sendo que 3.124 se referem à compra de votos no pleito de 2008.
Segundo a mesma fonte, desde 2000 já foram cassados no país 667 prefeitos, vices e vereadores. Em comparação com as eleições municipais de 2004, a quantidade de vereadores eleitos no ano passado que perderam o cargo saltou em mais de 60%. Foram 73 cassações em 2004, contra 119 em 2008. O maior número de cassações é de políticos do Nordeste - 50 casos.
A pesquisa foi realizada com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi feita entre 10 e 20/03/2009, abrangendo 2.503 zonas eleitorais, o equivalente a 83,7% dos colégios eleitorais do país.
Para saber mais: www.lei9840.org.br

CONSELHOS DO PADRE CÍCERO


Não derrube o mato, pois é ele que atrai a chuva.
Não toque fogo na roça, porque senão a terra fica cada vez mais fraca.
Não cace por brincadeira, mas só para comer.
Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer.
Não plante de serra acima, nem paca roçado em ladeira muito em pé, para que a água não arraste a terra e não se perca a sua riqueza...
Represe os riachos de cem em cem metros ainda que seja com pedra solta.
Plante, cada vez que puder, um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só...
Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga como a maniçaba, a favela e a jurema, elas podem ajudar você a conviver com a seca...
Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar água da chuva.
Se o sertanejo obedecer a estes conse-hos, a seca irá aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer. Mas se não obedecer, dentro de pouco tempo o sertão todo vai virar um deserto só...


Conselho Comunitário na Internet
www.ccboasaude.blogspot.com
A P E D R A

O distraído nela tropeçou...
O bruto a usou como projétil.

O empreende-dor usando-a, construiu.
O camponês, cansado da lida, dela fez assento.
Para meninos, foi brinquedo.
Drummond a poetizou.
Ja David matou Golias e
Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra,
mas no homem! Não existe "pedra" no seu caminho
que não possa ser aproveitada para o seu próprio crescimento.

CHÁ A TODA HORA


De manhã:
Para começar o dia, escolha um energético: Chá mate, chá preto, chá verde, de casca de laranja e canela.

Depois do almoço:
Opte pelos digestivos: gengibre, jasmim, hortelã, maçã.

De tarde:
É sempre uma boa pedida um energético: chá preto ou chá verde.De noite: a ordem é desacelerar. A pedida é um digestivo que também tenha propriedades calmantes: camomila, erva-cidreira, erva-doce.

POÇO DA PEDRA GRANDE

UM LUGAR QUE PRECISA SER PRESERVADO
O Dia do Meio Ambiente (05 de junho) nos lembra a necessidade de cuidarmos bem dos recursos naturais. Um desses recursos mais importante é a água. Onde existe água existe vida. Vamos preservar nosso rio Trairi, nossos riachos, lagoas, poços, açudes e barragens, evitando a poluição pelo lixo e pela água de esgoto não tratada.
Em Boa Saúde, as pessoas mais idosas sabem da importância que o Poço da Pedra Grande teve no passado, contribuindo para a formação do povoado, inicialmente como local de pouso de tropeiros, nas suas idas e vindas do agreste para o sertão.
Quando Boa Saúde não possuía água encanada, as pessoas se banhavam no Poço da Pedra Grande, em horários diferentes, destinados aos homens e às mulheres. Os mais afoitos pulavam da pedra grande, numa demonstração de coragem mas, para tal proeza era preciso saber nadar. Casos de morte por afogamento aconteciam com uma certa frequencia.
O Poço da Pedra Grande mantinha uma certa reserva de água durante todo o período de estiagem, mesmo nos anos de seca, garantindo a água de beber para o gado e demais animais, quando secavam os pequenos açudes e lagoas. A pesca de peixes, como: piaba, traíra, curimatã e cará; era praticada por algumas pessoas, logo depois do período das enchentes, quando o poço apresentava um grande volume de água e existiam peixes trazidos pela correnteza das águas.
Em cima da pedra grande existem alguns tanques que juntam água da chuva. No passado essa água era usada para lavagem de roupas. Nos dias de rio cheio, a pedra grande transformava-se numa espécie de mirante, de onde as pessoas apreciavam a correnteza do rio e o movimento dos nadadores, principalmente dos irmãos Flor que, atravessavam de um lado para o outro pessoas e mercadorias ou arriscavam-se em manobras difíceis para salvar animais.
Atualmente, o Poço da Pedra Grande e os seus arredores é um espaço que precisa ser preservado, pois, apesar de ser uma propriedade privada ele é um patrimônio da cidade de Boa Saúde pelo seu grande valor histórico e potencial turístico, podendo ser transformado, dependendo do interesse do poder público, numa área de preservação ambiental integrada à barragem, transformando-se em espaço de lazer e de atração turística.
José Alaí de Souza

MEIO AMBIENTE: Jeitos de cuidar da terra


Eri Paiva, escreveu:
A Terra é o espaço que Deus nos deu para vivermos, para crescermos e nos aperfeiçoarmos. Deu também para que dela cuidemos, administremos e possamos usufruir de todos os produtos, bens e benefícios dela advindos. Para isto nos dotou de inteligência e razão, discernimento, conhecimento, imaginação, habilidades várias, talentos diversos. Estamos aqui por pouco tempo. Temos obrigação de deixar a nossa terra em melhor estado do que encontramos. Deus vai querer saber qual foi o nosso jeito de cuidar da terra.
O modo de cuidar do nosso planeta tem tomado caminhos diferentes. Os que estão acordados, estão de pé, agindo, lutando cuidando, de fato, protegendo o meio ambiente, defendendo a natureza, conscientizando e orientando populações a usarem, de forma responsável, os bens da natureza, a assumirem atitudes e gestos simples desde fechar bem uma torneira até o ato de não jogar sujeira no rio; a plantarem mais árvores e ensinarem às crianças a não derrubarem os seus frutos ainda verdes. Ocupam-se ainda na organização de grupos, associações e movimentos pró-defesa da vida do planeta; realizam estudos, pesquisas, debates para aprofundamento de seus conhecimentos, trabalham as informações e noticias e se manifestam a respeito, programam ações orientadas e coordenadas em favor da vida do planeta e da melhor qualidade de vida dos seus moradores. Há os que estão de pé, mas não estão despertos, conscientes de sua responsabilidade. E assim, assumem atitudes que prejudicam, depre-dam e estragam os bens da natureza. Sem nenhuma responsabilidade ou remorso, sujam as ruas, jogando lixo ou então deixam-no a céu aberto; desperdiçam litros e litros de água, arrancam folhas, quebram galhos ou derrubam as árvores; não plantam uma semente sequer que venha a lhe dar frutos, a embelezar sua rua, ou a oferecer uma sombra generosa para se refrescar nos dias quentes, de muito calor, cada vez mais intenso a cada ano que passa...
Benedito Prado, na sua imaginação poética, traduz, nos seus versos, a tristeza do Criador no tratamento que se tem dado à terra.


Vejamos a seguir:
Não é esta aí, a natureza que eu quis.


Que tomba indefesa, perdendo a beleza,


Trazendo a tristeza, na terra que eu quis.


Não é esta aí, a terra que eu quis.


Desfeita em pedaços por grandes ricaços,


Por mãos criminosas do homem que eu fiz.


Não é este aí o homem que eu quis.


Que vive oprimido, que anda perdido,


Que cai abatido no mundo que eu fiz.


Será que eu falhei?


Me digam vocês!


Será que pus muita água no mar?


Será que é o calor do meu sol a queimar?


Se acaso é assim, perdão eu errei!


Agora eu lhes digo o mundo que eu quis:


As estrelas não brigam, o sol não se afasta.


O Mar não soçobra na terra que eu fiz.


Agora eu lhes digo a terra que eu quis:


Sem ódio, sem guerra, sem tanta injustiça


Que ferem meu filho, o homem que eu quis.


Agora eu lhes digo o homem que eu quis:


Um homem liberto, fraterno e aberto,


Fazendo da vida um canto feliz.


Será que eu falhei sendo bom demais?


Será que o amor, a justiça e a paz


Não valem mais nada neste mundo meu?!


Se acaso é assim, perdão eu errei!


(Autor: Benedito Prado)

BOA SAÚDE na Internet - www. boasadern.blogspot.com


RESENHA POLÍTICA


FALTA DE ÉTICA

Nos dias atuais fala-se muito sobre a falta de ética, principalmente em relação à política. Recentemente, a televisão, o rádio e os jornais têm dado ênfase as notícias sobre irregularidades quanto ao uso indevido de passagens aéreas pelos deputados federais e pelos senadores. O excesso de funcionários ocupando cargos de diretores, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado tem sito outro assunto muito comentado. Mais recentemente o fato que está em destaque na mídia é a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás para apurar supostas irregularidades no que diz respeito a doações de campanhas políticas e patrocínios.


PREFEITOS CASSADOS

No Rio Grande do Norte, 05 prefeitos eleitos em 2008 já tiveram seus mandatos cassados, em apenas seis meses de gestão, devido irregularidades ocorridas nas eleições. Os municípios cujos prefeitos foram cassados sãos os seguintes: Patu, Guamaré, Espírito Santo, São José de Campestre e, por último, Angico No vizinho município de São José de Campestre haverá nova eleição no dia 26 de julho para eleger o novo prefeito. O prefeito eleito em 2008, Laércio José de Oliveira, do Partido Progressista estava com as contas da administração passada irregulares e por esse motivo perdeu o mandato.

MAIS UMA DO SENADO

O jornal Estado de São Paulo, no dia 10/06, publicou matéria sobre 300 atos secretos do Senado. No dia 12/06 o jornal O Globo ampliou para 500 os atos que configuram uma improbidade de proporções calamitosas. Essa ilegalidade vem funcionando há 10 anos e segundo o jornalista Alberto Dines “As ilicitudes foram praticadas conjuntamen-te pelos beneficiários, pelos agentes beneficiadores diretos (membros da Mesa Diretora e diretores administrativos da casa) e também pelos agentes indiretos - todos os senadores que conviveram com esta aberração por tanto tempo. Previsto no artigo 37 da Constituição onde se determina a obrigação de dar publicidade a todos os atos, de todos os poderes, de todas as instâncias em todo o território nacional, o crime se agiganta quando transcende o aspecto moral e se configura como verdadeiro atentado político. É uma autêntica ação subversiva contra o Estado, contra o regime e contra a República”.

ESTRADAS RUINS
Até que enfim alguém se lembrou das péssimas condições da estada que liga Boa Saúde a Monte Alegra. Li no informativo da Assembléia Legislativa que a recuperação das rodovias estaduais que ligam as cidades de Monte Alegre à Lagoa de Pedras e Monte Alegre à Boa Saúde foi objeto de requerimento de autoria do deputado Arlindo Dantas, encaminhado ao Governo Wilma de Faria. Espera-se que a Governadora atenda logo ao pedido do Deputado pois a buraqueira dessas estradas é grande e o perigo para quem transita por elas é ainda maior. Não dá para esperar e deixar para a véspera da eleição de 2010. Outra estrada que está bastante esburacada e precisando de recuperação urgente é a que liga Boa Saúde a Serra Caiada.