ACESSE: www.ccboasaude.blogspot.com E CONHEÇA O TRABALHO REALLIZADO PELO CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE

Sunday, December 06, 2009

JORNAL DA CIDADANIA
VERSÃO ONLINE
Pelo exercício da Cidadania!
Pela participação e ética na Política
!
Ano 06 - Número 68 - Boa Saúde/RN Dezembro/ 2009
Edição comemorativa dos 56 anos de Emancipação Política de Boa Saúde
Responsáveis:
José Alaí de Souza
Eridante Paiva de Souza

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE BOA SAÚDE




















Fotos: Arquivo de José Alaí de Souza


Primeiras Construções: Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Grupo Escolar Dr.Mário Câmara, Mercado Público e Estabelecimento Comercial e residência de José Heronides da Câmara e Silva

Boa Saúde no dia 11/12/2009 comemora 56 anos de emancipação política. Começou como um local de pouso, na primeira metade do século XIX, por conta do poço da Pedra Grande, no rio Trairi, e por conta da hospitalidade dos seus primeiros habitantes. Enquanto o poço oferecia condições de trato para os animais de montaria e de carga, Antônio Badamero, no começo, e depois José Calazans, José Júlio e Maria Júlio ofereciam “arrancho” aos tropeiros nas suas idas e vindas entre o Agreste e o Sertão.
Localizado na data do Lerdo, no município de São José de Mipibu, o povoado recebeu o nome de Boa Saúde depois da construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde. Há mais de uma versão quanto a origem do nome. Uma de que romeiros teriam trazido a imagem de N.S.da Saúde, do Juazeiro. Outra, de que os Cachoeira teriam construído a capela de N.S.da Saúde, depois que uma pessoa da família ficou curada após banhar-se no rio onde existia muito muçambê. E, ainda a mais provável, que um viajante tendo adoecido quando de passagem pelo lugar, ao ficar curado teria exclamado: “este é um lugar abençoado, um lugar de muita saúde”. Sabedor do ocorrido, Luiz Cachoeira mandou construir uma capela dedicada a N.S.da Saúde, cujo pedreiro foi Antônio Badamero. A imagem da santa teria vindo da Europa, o que é mais provável, pois o nome Boa Saúde já era citado em documentos de 1878, enquanto as romarias ao Juazeiro do Padre Cícero, se intensificaram onze anos depois, a partir de 1889.
Boa Saúde passou a fortalecer-se como povo-ado no início da década de 1930 contando com uma concorrida feira e com o cultivo do algodão, chegando a possuir duas descaroçadeiras. As principais lideranças daquela época eram José Heronides da Câmara e Manoel Joaquim de

Fonte: Boa Saúde- Origem e História, dos autores José Alai de Souza e Maria de Deus Souza Araújo.

MEU SONHO DE NATAL



Eri Paiva

Eu sonho com o Natal
Acontecendo todo dia,
Na vida e nos corações
De homens, mulheres, crianças,
Plenos de paz e esperanças
E em permanente alegria.

O meu Natal é fartura
Na vida de toda a gente,
Quem mais tem, estende a mão,
Não guarda prá si somente,
Se assim faz, se sente irmão
E Jesus fica contente!

Quando as tarefas da vida
São gestos nobres e de amor,
Quando a obrigação demarcada
Ultrapassa do rosto o suor,
Quem age assim já não sonha,
Vive um Natal Redentor!

O meu sonho de Natal
É um sonho sonhado assim:
Eu me dou a ti se precisas
E também tu te dás a mim.
Se todos nos imitarem...
Ah! o Natal já não tem fim!
(Em 01.12. 2009)

SAUDAÇÃO À BANDEIRA DE BOA SAÚDE

Por José Alaí de Souza - 13/10/2005

A Bandeira do Município de Boa Saúde foi criada através da Lei nº 064/95 datada de 13 de dezembro de 1995. Ela é o Brasão são os símbolos maiores do nosso município. Repre-sentam a nossa gente, a nossa terra, o nosso potencial humano, as nossas riquezas e belezas naturais, nosso saber e nosso fazer, nossa crença, nossa cultura e nossas tradições, nossa história. No seu simbolismo: o templo, significa a nossa fé no Criador e em nós enquanto criaturas livres, dotadas de razão e inteligência e, enquanto cidadãos e cidadãs responsáveis pelo nosso destino; o rio com a pedra do Poço Grande e os campos lembram a nossa história, as nossas belezas e riquezas naturais e nossas potencialidades; o caju, a mandioca e demais produtos agrícolas mostram a capacidade de produzir da nossa terra e o fruto do trabalho da nossa gente. Nesta saudação à nossa Bandeira, lembramos a realidade do município, com alguns desafios:
=>66% da população reside no meio rural, a maioria necessitando soluções para os problemas de trabalho e renda, moradia, água de beber, educação, saúde e saneamento;
=> 62% da população tem menos de 30 anos, exigindo políticas públicas direcionadas às crianças, adolescentes e jovens proporcionando boas condições de saúde, educação e capacitação para o exercício da cidadania;
=> 36% da população urbana e 49% da população rural de 05 anos e mais de idade é analfabeta, carecendo de ter acesso à educação para poder gozar dos benefícios do saber e dos conhecimentos técnicos e científicos;
=> 60% dos responsáveis por domicílios têm uma renda mensal de (-) menos até 01 um salário mínimo e 22% não têm rendimento fixo, mostrando a necessidade de incentivo e apoio às atividades de geração de trabalho e renda;
=> 60% dos agricultores são proprietários e 40% arrendatários, parceiros e posseiros mostrando que o acesso à terra é um fator limitante da produção e da melhoria de vida da população rural;
Esses percentuais mostram o quanto precisamos construir para mudar essa realidade. É urgente que valorizemos nossa condição de cidadãos e de agentes de mudança.

PREFEITOS DE BOA SAÚDE

Manoel Teixeira de Souza (Nezinho de Souza)
Primeiro Prefeito eleito de Boa Saúde

O primeiro prefeito do município foi o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha, nomeado pelo Governador Sylvio Pizza Pedroza. Em 03/10/1954 foi eleito primeiro prefeito constitucional, Manoel Teixeira de Souza (Nezinho). O segundo prefeito municipal foi Manoel Ribeiro de Andrade, seguido de Manoel Teixeira de Souza (Nezinho) que exerceu um segundo mandato. Boa Saúde teve como quarto prefeito, José Aldo Barbalho. Como quinto prefeito foi eleita Aliete de Medeiros Paiva, a primeira mulher a exercer o cargo de vereadora e de prefeita do município. O sexto prefeito do município foi Paulo de Souza, o sétimo foi Vivaldo Gomes Brandão, o oitavo foi Paulo de Souza, o novo foi João Félix Neto, seguido novamente por Paulo de Souza que como décimo prefeito exerceu o seu terceiro mandato e, reeleito exerceu o quarto mandato como o décimo primeiro prefeito de Boa Saúde. Como décimo segundo prefeito foi eleita Maria Edice Francisco e Félix, que releita no último pleito municipal está exercendo o seu segundo mandato como décimo terceiro prefeito de Boa Saúde.
Fonte: Boa Saúde- Origem e História, dos autores José Alai de Souza e Maria de Deus Souza Araújo.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

De dezembro de 2009 até fevereiro de 2010 teremos várias datas festivas, começando pelos 59 anos de emancipação política de Boa Saúde, no dia 11 de Dezembro, quando geralmente, nesta data a Prefeitura Municipal costuma comemorar esse acontecimento.
Em seguida vem os festejos natalinos com as várias comemorações em grupo e a Noite de Natal com a comunidade festejando na praça, enquanto aguarda a celebração da missa campal. Esse ano o dia 25 de dezembro cai numa sexta feira.
Logo depois, vem a festa de Ano Novo, comemorada, também com o povo na praça aguardando a meia noite para um brinde e o abraço de votos de feliz ano novo, ao espocar de fogos de artifícios, num espetáculo patrocinado pela Prefeitura de Boa Saúde. A véspera de Ano Novo é numa quinta feira.
Passados esses festejos a comunidade começa a se preparar para a tradicional Festa da Padroeira, que começa no dia 24 de janeiro e vai até 02 de fevereiro de 2010. A cada ano vem crescendo a participação nas principais noites da festa e na procissão de encerramento. Depois da Festa da Padroeira, vem o carnaval no período de 13 a 16 de fevereiro, cuja animação na cidade, como nos anos anteriores, deve ficar apenas por conta de alguns foliões que organizam um ou dois blocos carnavalescos.

BOA SAÚDE: Aspectos Econômicos

Segundo o Censo/2000 a população economicamen-te ativa era de 3.115 pessoas, 67% homens e 33% mulheres. Pessoas de 10 anos ou mais ocupadas: 2.854. Desse total, 1.039 eram empregadas, 39% com carteira assinada e 61% sem vínculo empregatício. 34% das pessoas ocupadas, trabalhavam para o próprio consumo. 60% dos responsáveis pelos domicílios tinham rendimento nominal médio mensal na faixa de menos até 01 (um) salário mínimo. Os responsáveis por domicílios sem rendimento eram 22% do total. Essa realidade deve ter mudado e a nova realidade deve ser revelada pelo censo de 2010.
A economia do Município tem como base as atividades agropecuárias. No setor agrícola predomina a agricultura familiar tendo como principais produtos, o milho e o feijão. As culturas agrícolas mais significativas são a mandioca e a castanha de caju, cujas produções colocam o município entre os maiores produtores do Estado.
Em relação à mandioca, parte da produção é beneficiada no Município e outra é destinada a outros municípios do nosso Estado, Paraíba e Pernambuco. A produção total de castanha de caju sai do município sem receber nenhum beneficiamento. Nas condições atuais, esses principais produtos agrícolas deixam de gerar mais trabalho e renda no município. Em relação à pecuária, os rebanhos mais representativos são: bovinos, ovinos e suínos.
O comércio conta com cerca de 80 estabelecimen-tos, destacando-se 05 supermercados, 02 farmácias, 03 armazéns de material de construção, 02 lojas de confecções e 01 posto de revenda de combustível. A sede do município conta com uma feira livre realizada aos domingos.
Texto e foto de José Alaí de Souza

BAZAR NATALINO


A Associação dos Artesãos e o Conselho Comunitário de Boa Saúde estarão realizando um Bazar Natalino com o objetivo de divulgar e comercializar o artesanato produzido em Boa Saúde. Vários produtos estarão a venda para você presentear os familiares e os amigos, principalmente os amigos secretos por ocasião das comemorações natalinas. Prestigie o trabalho dos nossos artesãos. Ao invés de comprar um produto industrializado compre uma peça de artesanato. Assim estará ajudando os artesãos da nossa terra. Você também pode comprar o nosso artesanato no Box de Artesanato.


CONSELHO COMUNITÁRIO DE BOA SAÚDE
www.ccboasaude.blogspot.com

*
*Paz*
*União
*
*Alegria
*
*Esperança
*
*Amor*Sucesso
*
*Realizações * Luz*
*Respeito * Harmonia*
*Saúde * *Solidariedade*
*Felicidade * *Humildade
*
*Amizade * Sabedoria * Perdão
*
*Igualdade * Liberdade * Cidadania
*
*Sinceridade* Estima * Fraternidade
*
* Força *
*Coragem*
*Caridade*
Feliz Natal e Próspero Ano Novo,
Deseja-lhes José Alai e Eri